Blog Basketball Camp

Comunicado da organização da Copa RS de Basquete Adulto 2012

A grandeza do esporte está na sua capacidade de ensinar, unir e emocionar.

É preciso que todos entendam sua beleza e seu espírito de fair-play, baseados na virtude, no respeito e na superação. Façamos da Copa RS uma grande mensagem do esporte.

Comunicado da organização:

A Copa RS foi criada com o intuito de promover o basquete amador no Rio Grande do Sul, assim como desenvolver os valores esportivos como congraçamento, união, respeito e amor pelo nosso esporte. A Copa RS tem a missão de oportunizar a pratica esportiva e provar a força do basquete gaúcho, assim como de transmitir valores e dar exemplo aos mais jovens, principalmente paras as crianças que freqüentam os jogos nas arquibancadas com suas famílias.

Como aconteceram alguns fatos isolados, de atletas, onde tais valores não foram respeitados, valores esses que estão acima de vencer ou perder, a organização é obrigada a comunicar diretamente os responsáveis e os responsáveis das equipes envolvidas.

Fica determinado pela data presente 21/05/2012 que a organização não aceitará mais esse tipo de conduta, caso venha a acontecer fatos semelhantes ou piores os envolvidos serão penalizados, de acordo com o regulamento disciplinar (abaixo), assim como as equipes que representam. Confiamos no bom senso de todos e no que o basquete representa para todos nós.

Att,

Carlos Gustavo Cantarelli

Organizador da Copa RS de Basquete.

CÓDIGO DISCIPLINAR

“Art. 1º” A RISING STARS BASKETABALL, aplicará as medidas disciplinares, sempre que ocorrerem violações as regras do Basquetebol e/ou ao presente regulamento.

“Art 2º” As sanções estão previstas para a sua aplicação em caso de violação dos clubes, atletas, técnicos, assistentes, dirigentes, acompanhantes e arbitros, como abaixo relacionado:

I – CLUBE/EQUIPE

“a)” Utilizar atletas que não reúnam condições legais de jogo. PENA – a equipe infratora não marcará pontos (zero). Caso reincida, será excluída da competição;

“b)” Abandonar a quadra de jogo sem a permissão do árbitro, recusar-se a continuar o jogo e/ou provocar deliberadamente sua interrupção. PENA – Perda de jogo por desistência;

“c)” Provocar atraso para inicio do jogo. PENA – na reincidência, perda de mando de jogo;

“d)” Procedimentos inadequados da torcida, incentivo ou omissão em relação ao comportamento hostil e agressivo do público, como: ameaça a integridade física das pessoas envolvidas na competição, lançamento de objetos na quadra, invasão de quadra de jogo, etc. PENA – Falta Técnica debitada ao banco de reservas;

“e)” Abandono da competição, antes ou durante sua realização, desde que já tenha realizado sua inscrição. PENA – Ficará impedida de participar da próxima competição organizada pela RISING STARS BASKETABALL, podendo ser alijada permanentemente das competições promovidas pela RISING STARS BASKETABALL;

“f)” Atletas, técnicos e demais pessoas reconhecidamente ligadas a uma equipe mesmo não participando do jogo que agredirem comprovadamente de forma verbal (não confundir com manifestações comuns de insatisfação com a arbitragem) os árbitros, mesários ou qualquer pessoa ligada ao jogo. PENA – Suspensão de 01 a 02 anos, podendo ser alijada permanentemente das competições promovidas pela RISING STARS BASKETABALL

“g)” Atletas, técnicos e demais pessoas reconhecidamente ligadas a uma equipe mesmo não

participando do jogo tentarem ou agredirem fisicamente os árbitros, mesários ou qualquer pessoa ligada ao jogo. PENA – Eliminação da competição, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Organização.

II – TÉCNICOS, COMISSÃO TÉCNICA E DIRIGENTES

“a)” Postura e atitude inconveniente (palavras de baixo calão , inclusive com seus atletas)durante os jogos. PENA – Suspensão automática por um jogo;

“b)” Agressão verbal contra a equipe de arbitragem, delegado, atletas, dirigentes e espectadores. PENA – Suspensão automática por 03 jogos;

“c)” Tentativa ou agressão física a qualquer pessoa ligada ao jogo. PENA – Eliminação da competição, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Organização.

III – ATLETAS

“a)” Postura e atitude inconveniente (palavras de baixo calão , com a arbitragem dentro e fora do jogo…). PENA – Suspensão automática por um jogo;

“b)” Desqualificação. PENA – SUSPENSÃO AUTOMÁTICA POR 01 JOGO;

“c)” Agressão verbal contra a equipe de arbitragem, delegado, atletas, dirigentes e espectadores. PENA – Suspensão automática por 3 (três) jogos.

“d)” Tentativa ou agressão física contra qualquer pessoa ligada a competição. PENA – Eliminação da competição, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Organização.

“e)” Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a competição. PENA – Suspensão preventiva por 05 jogos. Posteriormente, a Organização definirá a punição que poderá vir a ser maior ou menor.

IV – ÁRBITROS E OFICIAIS DE MESA

“a)” Apresentar-se indevidamente uniformizado ou sem material necessário para o desempenho de suas funções, deixar de apresentar-se no local de jogo com no mínimo 20 (vinte) minutos antes do seu início ou deixar de comunicar à autoridade competente em tempo hábil que não se encontra em condições de arbitrar. PENA – Suspensão por 30 (trinta) dias.

“b)” Deixar de entregar a um representante da RISING STARS BASKETABALL ou na sede, no prazo legal, documento da competição devidamente preenchido ou não relatar ocorrências disciplinares ocorridas durante o jogo ou, se o fizer, de maneira que impossibilite ou dificulte a aplicação de sanções. Pena – Suspensão por 30 (trinta) dias.

“c)” Criticar publicamente a atuação de outros árbitros e/ou auxiliares e outras pessoas participantes do jogo. PENA – Suspensão por 30 (trinta) dias.

“d)” Deixar de observar as regras do jogo. PENA – Suspensão de 10 (dez) a 30 (trinta) dias.

“e)” Omitir-se de prevenir ou coibir violência ou animosidade entre atletas e demais membros das equipes no transcorrer do jogo. PENA- Suspensão de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias.

“f)” Ofender moralmente quaisquer pessoas citadas no item anterior. PENA – Suspensão preventiva por 30 dias. Posteriormente, a Organização definirá a punição que poderá vir a ser maior ou menor.

“g)” Revide de agressão a atleta, membros da equipe de arbitragem, representante ou outra autoridade da Organização ou demais pessoas em função do jogo. PENA – Suspensão preventiva por 30 dias. Posteriormente, a Organização definirá a punição que poderá vir a ser maior ou menor.

“h)” Agressão a atleta, membros da equipe de arbitragem, representante ou outra autoridade da RISING STARS BASKETABALL ou demais pessoas em função do jogo.

PENA – Eliminação da competição, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Comissão Disciplinar.

“1.” AS INFRAÇÕES PREVISTAS NAS ALÍNEAS F, G E H SERÃO PUNIDAS SE PRATICADAS ANTES, DURANTE OU DEPOIS DO JOGO.

TODOS OS CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO
SERÃO RESOLVIDOS PELA ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO.


Postado por: Gustavo Cantarelli

21/05/2012 às 3:57 pm

Deixe um comentário