Salary Cap – Exceções e mais exceções..

Como já foi falado no post anterior, a NBA optou por uma regra “soft” de salary cap. Ou seja, os times tem um teto salarial mas podem exceder esse valor em algumas situações.
As exceções são diversas, algumas até um pouco confusas, então vamos nos concentrar nas principais:
Birds Rights – Um time pode exceder o teto salarial para renovar com um jogador que já está no seu time. Um exemplo claro é o Golden State Warriors. Eles tem uma folha salarial para a temporada de 18/19 de 105,5M sem o Durant (o que já excede o teto). Mesmo assim, eles conseguiram renovar com ele por 30M.
Mid-Level Exception – Essa é uma das exceções com uma variação incrível (Taxpayer, Non-Taxpayer, Room), mas a ideia é a mesma. A Liga disponibiliza um valor para o time conseguir contratar, mesmo que já esteja acima do teto. Vamos usar como exemplo de novo o Golden Stats Warriors. Mesmo acima do cap, eles conseguiram trazer o DeMarcus Cousins usando esse valor.
Bi-Annual Exception – A ideia é a mesma que o mid-level, só que o valor é menor. Um outro ponto importante é que um time não pode usar o Bi-Annual Exception e o Mid-Level no mesmo ano. É um ou outro.
Rookie Exception – Um time pode assinar com seu draft de 1a rodada mesmo que ele esteja acima do cap.
Minimum Player Salary Exception – Um time pode oferecer o salário mínimo (que varia dependendo do tempo que o jogador tem na NBA) mesmo estando acima do cap.
Disabled Player Exception – Um time acima do cap pode assinar com um jogador apenas para a temporada corrente para substituir um jogador que esteja fora da temporada por contusão. Foi o que o Celtics usou para ter vantagens salariais e poder contratar o Greg Monroe com um salário acima do Minimum Salary. A condição da utilização dessa exceção é que o jogador colocado na disabled list (no caso, Gordon Hayward) não pode ser ativado durante a temporada, mesmo que ele tenha curado de forma antecipada.

Autor: Marcel Yoshizako

Programador de formação tendo a estatística esportiva como paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.